sábado, 11 de junho de 2011

Atividade dos TSTs em debate no último dia da PrevenSul

Porto Alegre/RS - A 14ª edição da PrevenSul - Feira e Seminário de Saúde, Segurança do Trabalho e Emergência chega ao fim nesta sexta-feira, dia 10 de junho. Na programação técnica paralela do último dia da feira estão o Seminário Nacional NR 12, o 16º Encontro Estadual dos Técnicos de Segurança do Trabalho do RS e workshops para atualização em SST.

O Seminário Nacional NR 12, com o tema "O Impacto da Nova Norma de Proteção de Máquinas", foi um dos destaques da programação e atraiu cerca de 130 profissionais que lotaram o auditório. Com a revisão da norma em dezembro de 2010, o novo texto da NR 12, que trata da segurança em máquinas e equipamentos, está muito mais completo e abrangente. Antes englobava apenas seis itens principais e dois anexos, agora passou a especificar 19 itens principais, contanto com três apêndices, sete anexos e um glossário.

Ministrado pelos engenheiros de Segurança do Trabalho Armando Augusto Martins Campos e João Baptista Beck Pinto, o seminário apresentou, interpretou e discutiu detalhes da atualização da norma. Priorizando a contextualização e o aspecto prático, com enfoque nos tipos de máquinas e equipamentos, nas metodologias, nas avaliações de risco, nas medidas de controle e nos cenários de emergência.

Para o consultor e engenheiro de segurança Armando Campos, o seminário bem como todas as demais oportunidades de atualização precisam ser aproveitadas pelos profissionais. "A proteção de máquinas agora é requisito legal e sendo assim, pode gerar ações regressivas para as empresas, porque na hora em que você tira um dispositivo de uma máquina, você vai ser responsabilizado legalmente por isso", reforça.


Encontro
O 16º Encontro Estadual dos Técnicos de Segurança do Trabalho do RS promove a integração de alunos, escolas, sindicato e profissionais, para abrir o diálogo sobre o cenário atual e perspectivas da saúde e segurança do trabalho no país. O foco principal de discussão do Sinditest/RS é a importância e a forma de atuação do técnico em Segurança no Trabalho na promoção da saúde do trabalhador.

Durante abertura do encontro, o presidente do Sinditest-RS, Carlos Alberto Nascimento, reforçou a importância de um maior envolvimento da categoria para se obter melhores condições de trabalho. "Precisamos amplificar a ideia de que trabalhamos pela saúde dos trabalhadores", afirmou Nascimento, que ainda destacou que quando se atua e se fala na área de prevenção, é impossível deixar de lado o emocional.

Além de debates e palestras técnicas, o evento promove à tarde o Show do Conhecimento em saúde e segurança do trabalho, uma disputa descontraída entre os alunos de escolas formadoras de Técnicos em Segurança do Trabalho em um divertido jogo de perguntas e respostas sobre SST.

Workshops
Estão ainda na programação workshops para atualização de profissionais em Saúde e Segurança no Trabalho. Pela manhã, ministrado por Armando Augusto Martins Campos, o workshop "Metodologia Wardrobe para Análise de Riscos em Atividades com Eletricidade e Espaços Confinados" apresentou uma metodologia para análise de riscos em atividades com eletricidade (NR 10) e espaços confinados (NR 33), indicando suas vantagens e limitações.

Começando pela manhã e terminando à tarde, estão outros três workshops: "Faça o Programa de Proteção Respiratória", sobre os requisitos mínimos de um PPR, documento básico e procedimentos escritos e preparação de um programa completo; "Responsabilidade Civil e Criminal dos Profissionais da Área de SST", que capacita os profissionais que atuam na área sobre os procedimentos e rotinas dos processos judiciais; e "Gestão de Pessoas: Gerenciando Conflitos e Criando Ambientes Saudáveis de Trabalho", que estuda os conflitos laborais e seu impacto nas relações humanas.

Fonte: Redação Revista Proteção

Nenhum comentário:

Postar um comentário