domingo, 26 de junho de 2011

Exposição a produtos pode causar intoxicação ocupacional

A exposição por longos períodos a determinados produtos pode afetar a saúde de trabalhadores. Alguns profissionais estão expostos a substâncias que manuseadas sem proteção, mesmo não sendo tóxicas, podem causar doenças sérias. São materiais que atacam o organismo durante o trabalho causando intoxicação ocupacional.

Profissionais do campo e marceneiros, por exemplo, ficam expostos à poeira. As partículas prejudicam o sistema respiratório. "Há mais de 30 anos trabalho com isso e não consigo acostumar com o pó que sai da madeira. Tenho muita tosse e isso afeta meus clientes também", diz o marceneiro José Oliveira.

"Os ambientes de trabalho empoeirados atacam pulmões e desencadeiam reações alérgicas em todo o sistema respiratório. E o acúmulo da poeira no organismo pode trazer consequências ainda mais sérias do que apenas tosse e crises de espirro", explicou o professor de toxicologia ocupacional, Fernando Barbosa.

Uma empresa de marmoraria da região implantou um novo sistema para o corte da pedra. As máquinas fazem corte hidráulico e, ao invés de liberarem poeira, liberam água. "Em primeiro lugar vem o funcionário. Quem trabalha com saúde, trabalha melhor. E isso reflete também nos resultados da empresa", afirmou o proprietário Alexandre Barbosa Filho.

Em 2010, o Departamento de Vigilância e Saúde registrou apenas dois casos de intoxicação ocupacional em Ribeirão Preto. Mas a estatística não significa total proteção aos trabalhadores. Pouco mais de 33% dos casos registrados de 2007 até hoje são de causa desconhecida. "Os diagnósticos de intoxicação ocupacional ainda são muito falhos. Não se relacionam os sintomas a possíveis condições de trabalho dos pacientes", afirmou a chefe do departamento Maria Luisa Santa Maria.



Fonte: EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário