segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Fabricantes, importadores e comerciantes de EPIs integram programa

As luvas isolantes de borracha têm novo prazo para adequação ao RAC (­Requisitos de Avaliação da Conformidade). Agora fa­bricantes e importadores devem certificar esses EPIs pelo Inmetro (Instituto Na­cional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) até 1° de março de 2011. Já para atacadistas e varejistas a comer­cialização em conformidade com as normas deve ser alcançada até 1° de janeiro de 2012.

Os novos prazos foram determinados pela Portaria 409, de 20 de outubro, do Inmetro. Antes fabricantes e importadores tinham até 17 de outubro para se adequarem à regulamentação. "Esse setor tem duas empresas, uma fabricante nacio­nal e uma importadora. Cada uma tem um OCP (Organismo Certificador de Produto). Um estava acreditado, e o outro em via de se acreditar. Então pedimos o adiamento, que foi adequado", explica o diretor executivo da Animaseg, Raul Casa­nova.
Outros EPIs também estão sendo trabalhados. Uma Comissão Técnica do Inmetro está desenvolvendo o RAC para trabalhos em altura. A previsão é de que o material seja colocado em consulta pública ainda esse ano. Já a PFF (Peça Semi­filtran­te para Partículas) tem o prazo de 17 de fevereiro de 2011 para fabricantes e importadores se adequarem à regulamentação, certificando seus produtos. Após essa data, os comerciantes terão 10 meses para atualizarem seus estoques.

"Estamos monitorando as ações no sentido de montagem de capacitação de laboratórios pelo setor privado. Caso percebamos que o prazo venha a ser insuficiente para atender à certificação dos produtos de todos os fabricantes, po­derá ser prorrogado", explica Carlos E­duardo Mon­teiro, técnico da Divisão de Programas da Avaliação da Conformidade do Inmetro, sobre as peças PFFs.
Confira na íntegra na Edição 228 da Revista Proteção


Fonte: Revista Proteção

Nenhum comentário:

Postar um comentário