terça-feira, 8 de março de 2011

Relatos de assédio e de discriminação no trabalho são poucos

Pesquisa realizada pelo Ipea em todo o país e divulgada esta semana revelou que, quando perguntados a respeito, 95,1% dos entrevistados afirmaram desconhecer casos de assédio moral ou sexual no ambiente de trabalho. Apenas 4,9% dos trabalhadores consultados relataram episódios do tipo. A diferença entre os que afirmaram conhecer casos de assédio dos que ignoram a ocorrência deles é maior ainda quando os entrevistados são do mercado informal de trabalho. 99,1% contrastam com menos de 1%.

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) também aferiu a ocorrência de discriminação no meio laboral. A pergunta feita foi: em seu emprego atual, há casos em que algum trabalhador é tratado de forma discriminatória? A ela, entre os formalizados, 91,7% responderam não. E 8,3% disseram sim. Entre os informais, a direrença nas resposta também é ainda maior: 94,4% afirmaram não e apenas 5,6% falaram sim.

O levantamento SIPS (sigla para Sistema de Indicadores de Percepção Social) sobre Direitos Trabalhistas e Qualificação Profissional interpelou 2.770 pessoas em todos os estados do Brasil. Segundo o IPEA, a margem máxima de erro por região é de 5% e o grau de confiança é de 95%.

Fonte: Blog do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário