sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Fundacentro tem publicações recentes

As últimas publicações da Fundacentro fizeram parte da programação da IX Semana da Pesquisa da Fundacentro, ocorrida em novembro de 2010. "A ideia do evento é também realizar uma prestação de contas à sociedade", afirmou José Damásio de Aquino, coordenador da comissão organizadora do evento. Confira os títulos mais recentes da mais importante entidade de pesquisa em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina:


Galvânicas
A publicação "Um estudo crítico sobre a saúde dos trabalhadores de galvânicas por meio das relações entre as avaliações ambientais, biológicas e otorrinolaringológicas"., do pesquisador Carlos Sérgio da Silva teve como base sua tese de doutorado, sobre os trabalhadores da área de galvânicas. "Foi gratificante, pois mostrou um amplo quadro de dados alarmantes, fazendo com que a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) convocasse o sindicato patronal para discussão dessas informações", ressaltou Carlos Sérgio.



Aponsentadoria especial
Por meio de diálogo direto com trabalhadores, a pesquisadora Cristiane Queiroz produziu a publicação "I Seminário sobre aposentadoria especial como um instrumento de proteção à segurança e saúde do trabalhador - Conferências proferidas". "Nos reunimos com cerca de duzentos trabalhadores da construção civil para discutir insalubridade. Foi muito positivo. O livro é importante, pois estabelece um canal direto para chegar aos principais interessados que são os trabalhadores" concluiu Criatiane.


Perfurocortantes
O "Manual de Implementação - Programa de prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes em serviços de saúde", é resultado de uma adaptação do "Workbook for designing, implementing and evaluating a sharp injury prevention program" dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC). "Este manual não é resultado de um projeto como os apresentados anteriormente, mas o início dos resultados", afirmou pesquisadora Érica Lui ReinhardtReinhardt.


Professores
As pesquisadoras Sandra Donatelli e Juliana Andrade Oliveira entrevistaram docentes sobre suas dificuldades profissionais e deram origem à publicação "O Trabalho de Professores da Educação Básica no Rio Grande do Sul". Dentre os problemas mais frequentes constatados na atividade estão traumas psicológicos, lesões por esforços repetitivos (LER), problemas na voz e doenças respiratórias. A publicação faz parte de uma coleção de trabalhos feita com os professores da educação básica nos estados do Piauí, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pará e Bahia.


Fonte: Redação Revista Proteção

Imagem: Site Fundacentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário