domingo, 19 de dezembro de 2010

Centro de Treinamento 3D possui simuladores de guindastes

A Sampling Planejamento aposta na tecnologia para formar profissionais para atuarem no setor marítimo, portuário e petrolífero. A empresa passa a utilizar o Centro de Simulação de Guindastes Portuário e Offshore, primeiro no Brasil com tecnologia 3D totalmente nacional desenvolvida pela empresa Virtualy. A área de treinamento funcionará na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, na Cidade Universitária. O local é destinado ao treinamento de pessoas que atuam no setor portuário. O lançamento do centro de treino foi feito em 9 de dezembro na Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ, Cidade Universitária - Ilha do Fundão.

O cenário virtual conta com simuladores para operação em guindastes de diferentes modelos entre eles, Guindaste de Bordo, Portainer, Ponte Rolante, caminhões, além de um simulador de combate a incêndio. Os equipamentos emitem sons e condições meteorológicas baseadas em reproduções de ambientes dos portos brasileiros entre os quais estão o de Santos, do Rio de Janeiro e Portocel, no Espírito Santo.

Este centro abriga dois simuladores com projeção em cave (caverna digital) e duas estações de mesa para operação a partir de monitores interligados, os dois formatos servem como base para operar diferentes modelos de guindastes entre eles, Guindaste de Bordo, Portainer, Ponte Rolante e caminhões. A tecnologia comercializada pela Virtualy foi desenvolvida no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia - LAMCE/COPPE e tem Atestado de Exclusividade de Produção Nacional, emitido pela ABINEE - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.

O espaço poderá ser usado por empresas operadoras de portos e fabricantes de guindastes para o treinamento de mão-de-obra qualificada. O treinamento no ambiente portuário e offshore é importante, principalmente, para garantir segurança e agilidade nas operações, reduzir custos e aumentar a produção, já que os treinamentos não precisam mais serem feitos no próprio equipamento real ou fora do Brasil, como atualmente acontece.

Algumas aulas serão feitas por instrutores da Sampling Planejamento em etapas teóricas e práticas. As aulas teóricas englobam definições das atividades, responsabilidades, legislação vigente, programa de proteção respiratória, identificação dos espaços confinados, identificação e controle de riscos, funcionamento de equipamentos, uso de equipamentos de proteção individual, noções de primeiros socorros, entre outros. Já nas aulas praticas os alunos aprendem a utilizar os equipamentos, simulam situações que podem ser vivenciadas durante o exercício da função, como procedimentos padrões como manipulação da carga, carga e descarga de navio, condicionamento em situações de emergência e condições adversas de clima, entre outros.

Fonte: Mark Assessoria e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário