domingo, 12 de dezembro de 2010

Bombeiros - Ação do MPT resulta na doação de equipamentos de resgate inéditos no Brasil

Os aparelhos doados como resultado de um Termo de Ajustamento de Conduta são os mais modernos para uso de bombeiros profissionais. Mato Grosso do Sul é o primeiro estado brasileiro a contar com essa tecnologia para uso em buscas e salvamentos.


Equipamentos de respiração foram entregues ao 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, em novembro, como parte das doações do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no fim de 2009 pelo frigorífico Bertin S.A., hoje pertencente ao grupo JBS. O acordo resultou de irregularidades na jornada de trabalho e relacionadas à segurança dos empregados do frigorífico. Em fevereiro de 2008, houve vazamento de gás amônia nas dependências da unidade de Campo Grande.

Com a assinatura do TAC, além se de adequar à legislação trabalhista, a empresa se comprometeu a destinar R$ 1,5 milhão em prol de entidades sul-mato-grossenses, dentre as quais, o Corpo de Bombeiros, beneficiado com equipamentos para a realização de buscas e salvamentos, no valor de R$ 300 mil.

A corporação sul-mato-grossense é a primeira do Brasil a contar com esse equipamento, considerado o mais moderno para uso de bombeiros profissionais. Os aparelhos foram desenvolvidos na Alemanha após o desabamento das torres gêmeas do Word Trade Center, em Nova Iorque, que ocasionou a morte de muitos bombeiros nas operações de socorro. No total, são 22 equipamentos de alta tecnologia destinados à proteção respiratória, provimento de ar e comunicação que permitem o monitoramento eletrônico e contínuo em operações especiais. O conjunto é composto pelo equipamento de proteção respiratória PSS 7000, um modem acoplado e uma estação de controle chamada PSS Merlin. A unidade móvel também faz recarga de cilindros de mergulho.

Conforme esclarece o tenente-coronel De Paula, a unidade autônoma de ar respirável tem um modem que faz leituras e informa a quantidade de ar e emite sinal visual e sonoro informando quando há imobilidade da pessoa que está utilizando o equipamento. A estação também informa se houve algum acidente. O equipamento reduz o risco de que o próprio bombeiro se torne vítima durante o salvamento. Em Mato Grosso do Sul, há unidades dos bombeiros em 20 municípios. Segundo informou De Paula, em Campo Grande, o índice maior de atendimentos realizados pela corporação é de incidentes com produtos perigosos, mas também é grande o número de incêndios na Capital e em Dourados e Três Lagoas.

Segundo o procurador do Trabalho Odracir Juares Hecht, autor do TAC, a doação beneficiará toda a população sul-mato-grossense, como forma de reparação dos danos causados por práticas lesivas à coletividade. Os equipamentos representam significativo avanço para a melhoria das condições de trabalho dos bombeiros no combate a incêndios e em situação de grande desgaste físico.


Fonte: Agora MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário