segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Especialista fala sobre estresse no trabalho

Ilustração: Beto Soares/Revista Proteção

Você anda sem paciência para os colegas e se irrita com facilidade? Pessoas estressadas com o trabalho não são raras. Tanto que este problema vem preocupando empregados, empregadores e autoridades públicas. Segundo a presidente da International Stress Management Association (Isma BR), Ana Maria Rossi, o estresse pode esconder várias motivações pessoais. "Muitas vezes as pessoas se sentem frustradas com sua escolha profissional ou ainda consideram que não são suficientemente reconhecidas no trabalho. Estas zonas de desconforto podem gerar o estresse e minar as relações interpessoais da pessoa", explica.

Conforme Ana Maria, o que se busca atualmente, em relação a saúde mental, no mercado de trabalho é um "nível ótimo" de estresse. "O estresse é o tempero da vida. Sem ele, não há motivação ou prazer pelo que se faz. Mas o que se observa, em grande medida, é que ele tem se tornado um problema para os trabalhadores pois está cada vez mais elevado, prejudicando, inclusive, a saúde física dessas pessoas", alerta.
Para a especialista, é fundamental que usemos nossa inteligência emocional a nosso favor para não transformarmos o trabalho em um "fardo difícil de carregar". "O principal é ter objetivos claros e bem específicos com o trabalho. Além disso, é fundamental que a pessoa se comunique bem com os colegas e superiores, resolvendo todas as diferenças de forma que não ofenda ninguém e ainda se sinta compreendida", diz.

Além disso, é importante que, ao deixar o trabalho a pessoa se envolva apenas com sua vida pessoal. Buscar um hobby ou fazer um exercício físico para desopilar é tão essencial quanto ter uma "boa rede de apoio". "É imprescindível que a pessoa conviva e valorize seus familiares e amigos. São eles quem nos proporcionam as pequenas alegrias do dia a dia e fazem a diferença na nossa motivação", aconselha.
Confira as dicas de Ana Maria para evitar a deterioração das relações no trabalho:
- tenha objetivos claros e específicos. Seu local de trabalho é um lugar para realizar e resolver suas atividades profissionais;
- é fundamental que você fale com seus colegas e superiores. Comunique seus desconfortos e resolva suas diferenças;
- seja cortês. Abordar as pessoas com agressividade pode fazê-las revidar, gerando desavenças;
-  procure cumprir sua carga horária e não ficar além dela;
-  fora do trabalho ocupe-se da sua vida particular. Deixe o trabalho para resolver em uma hora adequada;
- organize sua rotina de trabalho. Assim você terá mais controle sobre suas coisas;
- procure ter boas noites de descanso, elas influem diretamente no seu humor;
- atividades físicas são boas para a saúde, mas, especialmente, para descarregar as tensões e a adrenalina;
- não abuse da cafeína. Ela pode influenciar negativamente no seu desempenho;
- procure ter consciência da sua postura profissional. Não seja tímido em excesso nem extrovertido demais;
- conserve uma boa rede de apoio fora do trabalho. Valorize e conviva com seus familiares e amigos. Eles são as melhores fontes de pequenas alegrias do dia a dia, o que faz muita diferença na sua motivação;
- lembre-se de que buscar reconhecimento por seu desempenho é legítimo e pode fazer a diferença em como você encara seu trabalho.

 
Fonte: Zero Hora

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