domingo, 5 de dezembro de 2010

Dois trabalhadores morrem soterrados na Paraíba

Junco do Seridó/PB - Dois trabalhadores, de 23 e 24 anos, morreram soterrados em 2 de dezembro enquanto trabalhavam em uma mina de caulim, mineral utilizado na fabricação de papel e tintas, no município de Junco do Seridó, na Paraíba. Eles trabalhavam com picaretas dentro de um túnel quando a terra desabou sobre eles.

Um outro homem que trabalhava no local teve ferimentos leves e conseguiu escapar. Ele pediu socorro na cidade, mas o resgate dos corpos acabou sendo feito pelos próprios trabalhadores com a ajuda de uma retroescavadeira. De acordo com uma cooperativa de trabalhadores, há falta de equipamentos de seguranças e muitos dos mineradores trabalham de forma clandestina. O setor de mineração emprega na informalidade cerca de 40% da mão de obra do município de Junco do Seridó. A informação é da Cooperativa de Mineradores do Seridó (Cooperjunco). O trabalho realizado por operários de forma irregular em mineradoras fez com que apenas este ano fossem encaminhados 30 procedimentos ao Ministério Público Federal (MPF), pedindo a apuração de acidentes e formas precárias de exploração do trabalho.

Os processos foram encaminhados pela superintendência local do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão pertencente ao Ministério de Minas e Energia. A superintendente Marina Motta Gadelha demonstrou preocupação com o ocorrido. Ela informou que encaminhou engenheiros ao local e que deverá providenciar uma força-tarefa de fiscalização para detectar as irregularidades que resultaram nos acidentes mais recentes na região do Seridó.

O Seridó paraibano é uma área rica em caulim e quartzitos, o que atrai empresários que terceirizam mineradores e exploram a atividade irregularmente. O Departamento de Produção Mineral, em parceria com a UFCG, o Sebrae e o Governo do Estado, tem um programa de regularização das mineradoras, oferecendo suporte técnico e acompanhamento profissional.


Fonte: TV Cabo Branco

Nenhum comentário:

Postar um comentário