sábado, 20 de novembro de 2010

Equipamentos com mercúrio são proibidos em hospitais de SP



Ilustração: Beto Soares/Revista Proteção

São Paulo - A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo decidiu proibir a compra de qualquer equipamento contendo mercúrio pelos hospitais, ambulatórios e demais serviços de saúde ligados à pasta em todo o Estado. Uma resolução sobre o assunto deverá ser publicada ainda neste mês no Diário Oficial do Estado. Com a medida, os estabelecimentos estarão impedidos de comprar ou adquirir, por quaisquer outros meios, dispositivos de medição de temperatura ou pressão, tais como termômetros, esfigmomanômetros e similares que contenham mercúrio.
Para uso odontológico, só será permitida a aquisição de mercúrio pré-dosado e pré-acondicionado em cápsulas seladas. Nesses casos, o metal só poderá ser preparado em aparelhos amalgamadores apropriados para tal fim, que não impliquem a abertura prévia das cápsulas seladas. Os estabelecimentos terão de fazer a troca dos equipamentos já existentes. A partir de 2012, todos os hospitais da rede pública estadual de saúde não poderão utilizar ou armazenar dispositivos de medição de pressão ou temperatura contendo mercúrio, bem como o metal para uso odontológico que não seja em cápsulas seladas.
"O uso de dispositivos contendo mercúrio implica risco à saúde dos trabalhadores e dos pacientes em caso de acidentes, bem como potenciais impactos no meio ambiente. Por isso estamos dando um primeiro passo para banir este componente dos hospitais paulistas, começando pelas unidades de saúde estaduais," explica Nilson Ferraz Paschoa, secretário de Estado da Saúde.

Fonte: Imprensa da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário